domingo, 11 de maio de 2014

IBOVESPA Mês a Mês


Swing Trading
O provérbio americano "Sell In May And Go Away" (venda em Maio e vá passear) sugere que os investidores vendam suas ações no mês de Maio para evitar a queda sazonal e só retornem ao mercado em meados de Novembro. Para tentar avaliar se esse tipo de movimento procede ou não resolvi realizar  um simples backtest com o Ibovespa entre janeiro de 2000 e dezembro de 2013.


Entrada na compra:

  • A entrada ocorre no nível de abertura do Ibovespa no primeiro dia útil do mês.

Saída da compra:
  • A saída acontece no nível de fechamento do Ibovespa no último dia útil do mês.
Não foram computados custos operacionais pois a ideia é apenas avaliar se em média determinados meses são mais positivos que os demais meses do ano.

Segue o desempenho no período de jan/2000 a dez/2013:


Ao longo de catorze anos é possível observar que apenas em duas oportunidades o mês de Dezembro foi negativo enquanto Junho foi negativo em dez anos, Maio em nove anos e Abril em 8 anos. Dos doze meses do ano Dezembro, Novembro, Outubro e Fevereiro apresentaram as melhores médias mensais. Em contrapartida, Junho, Maio e Setembro registraram  médias negativas. Apenas como informação, Abril de 2014 interrompeu o ciclo dos últimos quatro anos de queda no mês.

No próximo artigo faremos um backtest focado nos quatro meses com as melhores médias para avaliar se, estatisticamente, houve alguma vantagem na utilização de métodos dinâmicos de entrada e saída durante esses períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário