domingo, 2 de novembro de 2014

Riva Keltner: Descolamentos


Swing Trading
Uma das formas mais comuns de mensurar a euforia ou pessimismo dos preços é o uso de osciladores relativos como o estocástico lento ou índice de força relativa (IFR). Por exemplo, se o preço do ativo estiver no seu menor valor nos últimos 14 pregões o IFR ou o Estocástico darão 0% indicando justamente que o preço está no fundo da amplitude (raciocínio análogo no topo do movimento que os osciladores relativos indicarão 100%). Entretanto, em situações distintas de pessimismo, se o preço atingir o seu menor valor o oscilador terá como resultado o nível de 0%, não conseguindo diferenciar uma queda de 5% de uma de 20% se ambos os movimentos ocorrerem dentro do mesmo intervalo de tempo especificado para calculá-lo. Esse foi um dos motivos de em 2009 eu introduzir o indicador Riva-Keltner e o conceito de descolamento na análise das ações e contratos futuros (veja o vídeo sobre RK).


Quando em tendência de alta o afastamento do preço em relação a banda superior do Riva-Keltner gera um descolamento de alta e ele pode ser calculado, enquanto o afastamento do preço em relação a banda inferior do RK cria um descolamento de baixa.  A partir disso o trader/investidor consegue medir a intensidade da tendência atual e, dependendo do cenário, buscar um novo sinal de correção (divergências, rompimentos de suportes/resistências, etc.) para o fechamento do descolamento. Observe os gráficos:
  • Em 30 de Outubro de 2014 o diário de VALE PNA apresentava um descolamento de baixa de 9,24% com a linha inferior do Riva-Keltner (nível muito superior aos registrados anteriormente). A partir desse cenário o mercado teve condições de iniciar uma reação no intraday sem necessariamente colocar em risco a tendência de baixa atual.

A linha verde no gráfico inferior mostra o nível de descolamento de alta
 e a laranja o nível de descolamento de baixa


  • Em 2 de setembro de 2014 o diário de PETR4 apresentava um descolamento de alta de 12,63% com a linha superior do Riva-Keltner, no pregão seguinte o padrão envolvente de baixa fo formado e rapidamente os preços foram em busca das linhas do RK.
A linha verde no gráfico inferior mostra o nível de descolamento de alta
 e a laranja o nível de descolamento de baixa

Acompanhe diariamente no Rivanews.com a tabela atualizada com os descolamentos de alta e de baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário