terça-feira, 13 de setembro de 2016

BOVA11 - IShare (ETF)

Swing Trading
O iShares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11) busca obter no médio/longo prazo retornos que correspondam, de forma geral, à performance do Índice Bovespa. Para isso, sua composição tenta emular os mesmos percentuais de participação das empresas participantes da carteira teórica do IBOVESPA.

Ao contrário das ações cujo lote-padrão é 100, sua negociação é realizada em múltiplos de 10.



Por ser uma carteira diversificada, normalmente, o BOVA11 apresenta risco menor que a maioria das ações individualmente e seu custo de negociação é inferior à tomada de várias ações para compor uma carteira. Como  todo ETF´s (Exchange Traded Funds), o BOVA11 é classificando como fundo de investimento e com isso não há isenção para vendas abaixo de R$ 20.000 mensais, além de possuir uma taxa de administração de 0,54% ao ano. Entretanto, é comum seu gestor alugar parte das ações da carteira e gerar renda extra ao fundo, o que ajuda a reduzir o impacto dessa taxa.


Pelo gráfico acima é possível verificar a aderência do BOVA11 em relação ao IBOVESPA ao longo do tempo. Com isso em vista, uma gama de estratégias podem ser montadas utilizando esse ETF, por exemplo, pair trading, trend following, etc. Não percam o próximo artigo!

Em média são negociados 330 papéis a cada negócio.

2 comentários:

  1. Então você irá gostar da continuação: http://meutradingsystem.blogspot.com.br/2016/10/bova11-com-hedge.html

    ResponderExcluir