terça-feira, 1 de novembro de 2011

Grávida de Alta

Position Trader
O capítulo 4 do livro Operando com Trading Systems na Bolsa de Valores abrange os padrões do Candlestick e para exemplificá-los foi construído um sistema baseado no formato Grávida de Alta. Aplicado sobre o gráfico diário de USIMINAS PNA (USIM5) vimos que esse padrão apareceu em 91 ocasiões distintas entre janeiro de 2001 à Novembro de 2010. Além disso, a duração média das operações foi de 4 pregões e mesmo assim o resultado acumulado da estratégia ultrapassou 400% (emolumentos e corretagem inclusos).

Ao aplicar a mesma estratégia a partir de Dezembro de 2010 até o final de Outubro de 2011, o ganho acumulado  foi de 1,8% e, em um primeiro momento ele poderá parecer muito modesto, mas vale lembrar que nesse mesmo período USIM5 acumula uma baixa de 38%.

Se ao invés de nos atermos sobre um único papel tivéssemos preferido utilizar o mesmo sistema para compor uma carteira de ações*, o resultado de Dezembro de 2010 à Outubro de 2011 acumula uma perda de 2,2% versus um prejuízo de 15,9% registrado pelo IBOVESPA (um bom sistema de alta pode perder dentro de ambientes de baixa, mas esse prejuízo deve ser pequeno).


Outro ponto importante é que dada a natureza de curta duração das operações dessa estratégia, nos períodos que o sistema se mantêm fora o trader/investidor pode aplicar seus recursos em outras modalidades.

*Todos os critérios de "backtesting" discutidos no livro foram mantidos (máximo de 10 papéis na carteira, máxima participação individual de 10%, etc.), mas agora o universo de empresas foi ampliado de 22 para 40. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário